Sabemos o quanto é fundamental promover os nossos produtos e serviços, principalmente quando se trata de comércio eletrônico, pois visualizar aquilo que se pretende comprar é sem dúvida um dos fatores para decisão de compra.
Não é mesmo?
Nesse sentido, o V-Commerce (vídeo para loja virtual) se mostra como uma ferramenta totalmente estratégica, principalmente quando se trata de produtos com valor agregado e detalhes minuciosos para despertar ainda mais o interesse do e-consumidor. Entretanto, esse recurso é pouco explorado, pois boa parte dos lojistas insistem em utilizar os vídeos dos próprios fornecedores, assim como, as fotos e descrições dos produtos.
Como produzir vídeos para loja virtual?
Primeiramente, considere você produzir o conteúdo, ou seja, não pegue do seu fornecedor e publique, pense no seu público, as vezes ele não vai se identificar, pois o que ele busca são os benefícios e as soluções que esse produto ou serviço, vai trazer para ele e você precisa ser a maior autoridade no assunto - seja uma referência - não um reprodutor.
Além disso, coloque legenda no vídeo eu gosto por dois motivos, ajuda no SEO e facilita a vida das pessoas que possuem algum tipo de limitação - considere dar detalhes do produto, traga cenários, crie sensações que conecte o público, uma dica é ter depoimento de pessoas que já compraram - isso faz uma baita diferença.
Quais equipamentos são melhores para gravar?
Eu foquei na aquisição de um Tripé para câmera com altura de 1.80, uma câmera fotográfica que filma em full HD e um microfone de lapela. Dá uma espiada no canal ( Minuto Nobre) e veja se faz sentido para você.
Uma alternativa bem mais acessível é a aquisição de um smartphone com gravação full HD e tripé de mesa que gira 360º graus - são alternativas e você vai ganhando prática.
Onde hospedar os vídeos do e-commerce?
Eu particularmente gosto do Youtube, são muitas as vantagens e também a facilidade de subir o mesmo para dentro da loja virtual, além é claro, do potencial do “filho” do Google realmente ser muito poderoso e o segundo maior buscador da web, vejamos:
Globalmente o YouTube possui 1.5B de pessoas que acessam mês;
Só no Brasil, são cerca de 98 milhões de pessoas;
Atinge mais pessoas de 18 a 49 anos que a TV a cabo;
Você pode definir seu orçamento para campanhas de Ads;
Você investindo R$ 80,00 ganha um crédito de R$150 em anúncios de vídeo;
São 6 formatos de anúncios disponíveis para você explorar;
Você defina a sua meta de campanha, que no caso são: Vendas, Leads, Tráfego do site, Alcance e reconhecimento da marca e consideração de produto e marca;
Fortalece seu canal e criar muito mais conexões com seu público;
Resumindo é uma plataforma massiva, onde as marcas podem ter alcance e escala em todos os segmentos da população em curto espaço de tempo.
Além disso, possui ótimos recursos de mídia, como segmentação com base em idade, sexo ou uma combinação dos dois, marketing por categorias de interesse que permite segmentar usuários com base nos vídeos que eles já assistiram, remarketing para segmentar usuários de uma lista de cookies que você fornece ao YouTube – e nesse caso, você também pode adicionar um pixel de remarketing do Google AdWords no seu canal do YouTube para segmentar os fãs.
Você precisa realmente ter um foco claro, pois como pode ver são infinitas as possibilidade que na geração de conteúdo para o seu e-commerce, mas também de fortalecer a sua marca dentro do YouTube.
O futuro do E-Commerce em vídeo
Ao meu ver as smart TVs, estão cada vez mais populares e conectadas ao mundo digital. Para vocês terem uma ideia, muitas já saem com apps de grandes varejistas online e nem todos querem ler e sim ver vídeos - isso é uma fatia que não pode ser desprezada - outro ponto - algo que está em teste e pode comprar - por exemplo o tênis de um ator selecionar a loja virtual! Por fim, entramos no avanço tecnológico da realidade aumentada e virtual que pretendo num próximo episódio falar somente sobre isso
---
Send in a voice message: https://anchor.fm/vinicius-dias/message