Listen

Description

Eduardo Savino é o convidado desta edição do Gastronodicas. Quando criança, vira e mexe dava seus passos no fogão de casa; dos 14 aos 16 anos, foi morar na França com o pai e assumiu o cardápio da casa. Se encantou com a gastronomia e as boulangeries francesas e voltou ao Brasil achando que esse era o seu destino.
No Ensino Médio, conseguiu estágio em um renomado restaurante de Niterói, mas percebeu que não era isso que queria para vida. Resolveu, então, ser físico, depois administrador e até fez hotelaria com estágios no antigo Hotel Meridien, no Leme, e no Copacabana Palace, mas no fim das contas optou pela graduação em Relações Internacionais. Depois de trabalhar com estatística de comércio internacional, consultoria de gestão de empresas, vivenciou como Diretor Financeiro na Ecobras, empresa pioneira de orgânicos no país, a força e a importância do movimento orgânico. O jovem estava bem financeiramente, porém infeliz, faltava algo mais. E aí que a “chave virou” para ele.
Em 2018, arriscou todo o dinheiro que tinha guardado e investiu no curso de panificação orgânica na École Internationale de Boulangerie, no sul da França. Hoje a principal escola do segmento no mundo, que prepara seus alunos para a produção e gestão de uma padaria.
Com o curso da escola francesa e toda experiência adquirida, fundou a Primavera dos Pães. A primeira loja fica situada em uma casa com mais de um século, tombada pelo patrimônio histórico, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro. Eduardo Savino e Juliana Padilha, sócios-proprietários e padeiro, expandiram o negócio e abriram mais duas unidades, uma também em Laranjeiras em 2022, e a recém-inaugurada no bairro do Flamengo, na Rua Arno Konder, que já foi reconhecida como novo polo gastronômico do bairro.
A rua é nova e fica atrás do cinema São Luiz, entre a Praia do Flamengo e o Largo do Machado, interligando duas regiões de grande movimentação e desafia todas as expectativas em relação a uma padaria que abre apenas quatro dias por semana.
A Primavera dos Pães é uma padaria artesanal orgânica que tem como objetivo produzir pães de fermentação natural, priorizando ingredientes orgânicos e nacionais. Um dos diferenciais da casa é que os pães são vendidos a peso, e o cliente leva o pedaço que desejar: da fatia ao pão inteiro.
A matriz, em Laranjeiras é um espaço apenas para comprar os produtos da casa, o novo salão dispõe de mesas e banquinhos para parar, degustar os pães da casa com um chá mate artesanal da casa, além de uma variedade de cafés orgânicos, extraídos com diferentes métodos.
A vitrine do balcão de vendas pode ser vista do lado de fora.Os tons de madeira, preto e branco continuam predominantes no espaço de vendas. E para garantir harmonia entre os elementos, os detalhes em ferro aparecem desde a entrada ao mobiliário, trazendo um aspecto industrial. Um espaço exclusivo para cafés e bebidas é compartilhado junto ao ambiente do salão.