Listen

Description

Jess Hulme é a convidada desta edição do Gastronodicas. Formada em Geografia, a chef se apaixonou pela gastronomia vendendo doces e se lançou no universo da culinária quando trabalhou no restaurante de seu pai, a Taberna do Darwin. Desde então ela sonhava em usar o espaço maravilhoso da família em Itacoatiara para montar seu próprio restaurante. Mas, primeiro, decidiu vivenciar outros lugares e ganhar bastante experiência na área.
Fez o curso de chef executivo no Senac e foi trabalhar em restaurantes típicos portugueses em Lisboa, onde morou por 2 anos. Em seguida, foi para Londres e cursou o Gastronomy Management na Le Cordon Bleu London para projetar e aprender a administrar seu futuro restaurante, o tão sonhado Pitanga.
Antes de voltar ao Brasil, recebeu um convite para ir para a Sicília, na Itália e foi trabalhar e aprender sobre a gastronomia de lá. Retornou muito inspirada não só pela culinária italiana, mas também pela paixão daquele povo pela comida, pelo respeito aos ingredientes, e claro, pela fantástica oferta de frutos do mar frescos.
Hoje, Jess se debruça sobre os livros de receitas de suas avós, que se traduz muito nos pratos do Pitanga. Cada avó com singularidades; uma brasileira de descendência portuguesa, esposa de seu avô pescador, excelente cozinheira de frutos do mar e mãe de seu pai, também chef de cozinha que muito lhe ensinou a trabalhar com peixes e outras iguarias do mar.
Outra criada na Alemanha e casada com um inglês, que lhe proporcionou a melhor receita de apple pie, já servida no Pitanga. Também pegou emprestada a avó de seu irmão, que é filha de libaneses e lhe ensinou como fazer a melhor coalhada seca que já provou.
A chef Jess possui uma mistura de influências da infância em família, experiências pelo mundo, em viagens e muito estudo, que aliás, uma de suas paixões atuais é estudar e inventar sorvetes! Os sorvetes do Pitanga são feitos na casa e sempre há um sabor especial do dia.