Listen

Description

Na última semana, a Assembleia de Goiás dividiu o estado em três e criou a lei das Microrregiões de Saneamento Básico (MSBs) para o Centro, Leste e Oeste. Sobre este e outros assuntos, nesta terça-feira (13), a jornalista Cileide Alves entrevistou no Chega pra cá, programa de O POPULAR, o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.
Como mostrou O POPULAR, o projeto foi aprovado em definitivo na última quarta-feira (10). Pela proposta, as microrregiões terão entre as competências os serviços de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário, de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
Cada uma terá sua estrutura de governança e o estado e os municípios exercerão a titularidade dos serviços públicos de saneamento básico de interesse comum. Uma resolução vai definir a forma da gestão administrativa de cada MSB. E os representantes legais serão definidos por meio de eleição pelo colegiado microrregional. De acordo com o texto, até essa eleição, o governador de Goiás é quem exercerá a função.
Para o presidente da Saneago, a regionalização pode possibilitar que haja escala para a operação, para investimentos e uma tarifa que possa ser a mais baixa possível. Por ser um serviço essencial que é a água, é preciso manter a estatal fortalecida e, claro, abrindo possibilidades de ter parcerias no sentido de fazer investimento mais rápido e com mais segurança”, destacou.
Confira!