Listen

Description

Pedro Leitão é o convidado de Conversas com CEO.

O presidente do Banco Montepio defende que o mercado de capitais precisa de mecanismos que funcionem como fontes alternativas de financiamento. Com a dimensão da economia portuguesa, “podíamos fazer mais”, afirma.

“A cultura come a estratégia ao pequeno-almoço.” A frase é citada por Pedro Leitão a propósito da declaração de guerra do Governo à burocracia, enquadrando-a no percurso de mudança do Banco Montepio desde que assumiu a liderança, em janeiro de 2020. As mudanças fazem-se com as pessoas, sublinha, lembrando que o plano estratégico da instituição contou com a participação de 200 colaboradores.

Pedro Leitão fala sobre o presente e o futuro da banca. Reconhece que investir em cibersegurança é “mais caro, mais criativo e evolui mais rapidamente” do que investir em portas de segurança num balcão bancário. Sobre o futuro da rede física, diz que depende dos clientes e admite que a banca não está na vanguarda da oferta digital, tendo de aprender, nomeadamente com o setor da Saúde. Considera ainda que, mais do que concorrência em Portugal, falta garantir condições iguais face à banca europeia.