O senado aprova lei orgânica de policiais e bombeiros militares. A proposta segue para sanção do presidente Lula e inclui diretrizes sobre atuação política e formação. Entre as novas regras, está a proibição de "divulgar imagens de pessoas sob a custódia da polícia sem autorização judicial". No ano passado, parlamentares ligados às forças de segurança chegaram a propor que os PMs pudessem tomar decisões sem o aval dos governadores, mas esse ponto ficou fora da versão final. O texto proíbe policiais e bombeiros de se filiarem a partido político ou sindicato. Também não podem comparecer armados ou fardados em evento político-partidário, a não ser que estejam trabalhando, nem divulgar opinião político-partidária utilizando farda, patente, graduação ou símbolo da instituição. Esses são uns dos temas do programa de hoje. Ao debate!
Convidados:
- Soldado Noelio, ex-deputado estadual, ex-vereador de Fortaleza e um "defensor dos profissionais de segurança", como costuma se apresentar.
- Laécio Noronha Xavier, advogado, professor e escritor, autor do livro "Gangorra da violência - criminalidade, marginalidade e nova estratégia de segurança pública do Ceará".
- Rodolfo Queiroz Laterza, delegado de polícia civil do Espírito Santo, mestre em segurança pública, pós-graduado em direito penal e processo penal.
Apresentação: Marcos Tardin.