Aproveitamos esta explosão nos casos de dengue em 2019 no Brasil para tentar ir além das velhas explicações do porquê continuamos sofrendo tanto com as dengues e outras arboviroses, como chikungunya e zika. Além disso, discutimos também sobre consequências das mudanças climáticas.
Quais as raízes deste controle? Há perspectiva? O que podemos esperar em um mundo cada vez mais ambientalmente degradado?
Participam deste episódio Aristóteles Cardona Júnior, Enrique Barros, Tatiana Camargo e Mayara Floss
Enrique Barros – Médico de família e comunidade na serra gaúcha. Presidente do grupo de trabalho de meio ambiente da organização Mundial dos médicos de família.
Tatiane Camargo – Bióloga, professora da universidade federal do Rio Grande do Sul. atuante na licenciatura em educação do campo: ciências da natureza e no PPG Educação em Ciências
Mayara Floss – Médica, residente de MFC no GHC em Porto Alegre. Membro da executiva mundial de saúde rural e coordenadora da network Rural Seeds. Autora Júnior (como o Enrique) do Policy Brief Brasileiro do Lancet Countdown. Membro do grupo de trabalho de meio ambiente da organização Mundial dos médicos de família.
Edição: Aristóteles Cardona Júnior Vinhetas: Rubens Cavalcanti Músicas: Xote ecológico – Luiz Gonzaga Profecia (ou Testamento da Ira) – Cordel do Fogo Encantado
www.medicinaemdebate.com.br medicinaemdebate@gmail.com
Twitter – www.twitter.com/medicinaemdbt Instagram – www.instagram.com/medicina_em_debate Facebook – www.facebook.com/medicinaemdebate
Não deixe de escutar também os outros episódios com temática próxima:Alerta de Dengue, Chikungunya e Zika e Será o fim da picada?