Há 41 anos, a profissão de museólogo era regulamentada no Brasil, marcando um passo fundamental para o reconhecimento de quem dedica a vida a preservar a memória, a cultura e o patrimônio histórico do país.
Desde então, esses profissionais têm ampliado sua atuação, ajudando a transformar museus em espaços vivos de educação, diálogo, inclusão e reflexão sobre o passado e o presente.
Em um mundo em constante mudança, a museologia também se reinventa, enfrentando desafios, conquistando novos espaços e apontando caminhos para o futuro.
E é sobre isso que a gente conversa nesta edição do Rádio debate, veiculada em 18 de dezembro de 2025, celebrando o Dia do Museólogo e dialogando sobre a trajetória, as conquistas e os desafios da profissão.
Participam do programa:
> Saulo Moreno, museólogo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) e presidente do Conselho Regional de Museologia da 1ª Região;
> Rita de Cássia de Mattos, presidente do Conselho Federal de Museologia (COFEM);
> Jucieldo Alexandre, historiador, professor e coordenador em exercício do Curso de Museologia da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
--
Produção e Roteiro: Raquel Dantas e Jonathan Borges
Apresentação: Carolina Areal
Operação de Áudio: Assis Lima
O Rádio Debate é um programa do Núcleo de Produções Especiais, com apoio da ADUFC - Seção Sindical do ANDES / Sindicato Nacional e realização da Universitária FM 107.9 e da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.