Pensar no corpo é pensar na matéria, no físico e na finitude. Mas também é pensar em sua presença política, nos símbolos que o corpo carrega consigo, e em toda a subjetividade presente nas diferenças.
É justamente sobre isso que a exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos” se debruça. A mostra abre neste sábado, dia 27 de setembro, na Pinacoteca do Ceará, com acesso gratuito.
Aproveitando essa oportunidade, nesta edição do Rádio Debate, veiculado no dia 24 de setembro de 2025, a gente discute as transformações e disputas do corpo na contemporaneidade. Afinal, o que os corpos nos revelam?
Participam do programa:
> Rian Fontenele, artista visual e atual diretor-geral e artístico da Pinacoteca do Ceará;
> Agnaldo Farias, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, desenvolve pesquisa em Arte e Arquitetura Contemporâneas, e é curador da exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos”;
> Adolfo Montejo Navas, poeta, artista visual, crítico e curador independente nascido em Madri, radicado no Brasil há mais de três décadas. Assim como Agnaldo, é curador da exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos”.
--
Produção e Roteiro: Jonathan Borges e Raquel Dantas
Apresentação: Carolina Areal
Operação de Áudio: Assis Lima
O Rádio Debate é um programa do Núcleo de Produções Especiais, com apoio da ADUFC-Sindicato e realização da Rádio Universitária FM 107,9 e da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.