Listen

Description

Quinta-feira passada, dia 11 de setembro, teve fim o julgamento da cúpula envolvida na tentativa de golpe de estado. A primeira turma do Supremo Tribunal Federal condenou todos os oito réus.
 
Não teve convulsão nacional - como você deve ter percebido. Os militares não se pronunciaram contra as sentenças. E teve até declaração de Valdemar Costa Neto, presidente do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que houve, sim, planejamento de golpe, e que é preciso respeitar a decisão do STF. 

No entanto, os efeitos políticos pós-julgamento estão se desdobrando especialmente no Congresso Nacional. Neste momento, parlamentares bolsonaristas pressionam o presidente Hugo Motta para colocar a anistia aos golpistas na pauta de votação da Câmara ainda nesta semana.
 
Nesta edição do Rádio Debate, veiculado no dia 16 de setembro de 2025, enquanto as defesas recorrem das sentenças, a gente discute as movimentações políticas pós-julgamento. 

Participam do programa:

> Emetério Neto, advogado, mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará, doutor em Direito Penal pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), e professor da Faculdade de Direito da UFC e da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará;    

> Grazielle Albuquerque, jornalista, consultora na área de comunicação do Sistema de Justiça, cientista política e pesquisadora do LEPEM da UFC (Laboratório de  Estudos sobre Política, Eleições e Mídias).

--
Produção e Roteiro: Raquel Dantas
Apresentação: Carolina Areal
Apoio à produção: Jonathan Borges
Operação de Áudio: Assis Lima  

O Rádio Debate é um programa do Núcleo de Produções Especiais, com apoio da ADUFC-Sindicato e realização da Rádio Universitária FM 107,9 e da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.