Listen

Description

Está marcada para a próxima segunda-feira, dia 22 de setembro, a quinta e última sessão do júri da Chacina do Curió. 

Depois de 10 anos, o julgamento de um dos casos mais emblemáticos de violência policial no Ceará, e o maior julgamento da história da justiça do estado, terá seu desfecho.

Na noite do dia 11 de novembro, 11 pessoas foram mortas, três sofreram tentativa de homicídio, e quatro foram torturadas.

Dos 45 policiais denunciados pelo Ministério Público, 30 viraram réus no Tribunal do Júri, e até agora apenas seis foram condenados.

Nesta edição do Rádio Debate, veiculado no dia 18 de setembro de 2025, a gente discute a fase final do julgamento da Chacina do Curió, a expectativa de justiça e reparação, e como esse caso repercute na discussão sobre a política de segurança do Ceará. 

Participam do programa:

> Dr. Vicente Anastácio Martins, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará. Compõe o colegiado que acompanha o caso e vai participar do último júri;

> Thiago de Holanda, coordenador técnico do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará, e coordenador do Programa de Atenção Integral às Vítimas de Violência (Rede Acolhe) da Defensoria Pública do Estado do Ceará;

> Edna Carla Souza Cavalcante, mãe de Álef, uma das fundadoras do Movimento das Mães e Familiares do Curió, e idealizadora do livro “Onze”, que conta as histórias de vida e sonhos interrompidos das 11 vítimas da chacina. 
--
Produção e Roteiro: Raquel Dantas
Apresentação: Carolina Areal
Apoio à produção: Jonathan Borges
Operação de Áudio: Assis Lima
 
O Rádio Debate é um programa do Núcleo de Produções Especiais, com apoio da ADUFC-Sindicato e realização da Rádio Universitária FM 107,9 e da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.