Listen

Description

A universidade pode ser descrita como um vasto mar de possibilidades. Mas, enquanto alguns navegam essas águas com tranquilidade, outros enfrentam verdadeiras tempestades.

Essas desigualdades levantam debates essenciais sobre a garantia de direitos e sobre a democratização da experiência universitária. Esse cenário se torna ainda mais evidente quando observamos a trajetória de estudantes negros.

Falar sobre o percurso da população negra no ensino superior é reconhecer os recortes sociais e econômicos que moldam a educação brasileira.  É entender que essa presença nas universidades é resultado de lutas coletivas, da superação de lacunas deixadas pelo ensino básico e médio, e dos impactos de estruturas que, historicamente, dificultam o acesso à educação — um direito que deveria ser plenamente assegurado a todos.

Nesta edição do Rádio Debate, veiculada em 25 de novembro de 2025, discutimos o percurso de estudantes negros no ensino superior. Este programa é uma parceria com a coluna “De Estudante para Estudante”, que vai ao ar toda segunda no Jornal da Universitária.

Participam do programa:

> Yuri Lima, estudante de Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Atuou em movimentos estudantis e participou como delegado da UFC no Congresso Nacional da União dos Estudantes. Hoje, é empreendedor e também trabalha em uma empresa privada de educação na articulação e mobilização de estudantes do ensino médio;

> Eduarda Pereira,  estudante de Fisioterapia pelo Centro Universitário Estácio. Iniciou sua participação no movimento estudantil em 2016, e integrou-se formalmente à militância em 2023. Atualmente, é vice-presidente da União Estadual de Estudantes, a UNE, vice-presidente da Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional, diretora acadêmica da Liga de Fisioterapia e Terapia Intensiva e presidente do Centro Acadêmico de Fisioterapia da Estácio.

--
Produção e Roteiro: Raquel Dantas, Jonathan Borges e Carolina Areal
Apresentação: Jonathan Borges
Operação de Áudio: Fernando Maia 


O Rádio Debate é um programa do Núcleo de Produções Especiais, com apoio da ADUFC - Seção Sindical do ANDES / Sindicato Nacional e realização da Universitária FM 107.9 e da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.