Na última sexta-feira, teve notícia importante para o audiovisual no Ceará: a Universidade Federal do Cariri conquistou junto ao Ministério da Educação recursos para viabilizar a criação da Licenciatura em Cinema e Audiovisual. Um passo fundamental para interiorizar a formação superior em cinema no Ceará e no Brasil.
Outra frente importante que tem potencial de impulsionar ainda mais o cenário da produção no estado é a criação da empresa pública Ceará Filmes. É uma ação estratégica da política cultural do estado para fomentar a produção, distribuição, exibição e preservação de obras audiovisuais cearenses.
É sobre avanços, desafios e perspectivas das políticas públicas para o audiovisual no Ceará que a gente discute nesta edição do Rádio Debate, veiculada no dia 29 de agosto de 2025.
Participam do programa:
> Isadora Rodrigues, professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri, e membro da comissão de criação do curso de Cinema e Audiovisual da UFCA.
> Paulo Amoreira, diretor-geral da CEAVI, a Associação Cearense de Produtoras de Audiovisual Independente, entidade que lançou a campanha “Ceará Filmes Já!” e tem atuado na defesa de políticas públicas para o fortalecimento do setor no estado;
> Guilherme Sampaio, deputado estadual que recentemente fez uma audiência pública sobre a criação do curso de Cinema na UFCA, e que também propôs uma audiência para discutir a implantação da empresa pública Ceará Filmes.
--
Produção e Roteiro: Raquel Dantas
Apresentação: Carolina Areal
Apoio à produção: Jonathan Borges
Operação de Áudio: Assis Lima
O Rádio Debate é um programa do Núcleo de Produções Especiais, com apoio da ADUFC-Sindicato e realização da Rádio Universitária FM 107,9 e da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.