Desde 2022, o Rádio Debate vem repercutindo a situação de crianças e adolescentes que ficaram órfãs no contexto da pandemia de Covid-19.
Manter esse tema vivo no debate público se deve especialmente à atuação da AOCA (Articulação em Apoio à Orfandade de Crianças e Adolescentes pela COVID-19).
A AOCA nasceu dentro do Nucepec (Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança) da UFC, com a missão de mobilizar pessoas e entidades para atuar pelos direitos desses órfãos.
Provocados pela AOCA, recebemos no programa órgãos públicos, entidades, parlamentares, e seguimos acompanhando o desenrolar de políticas e serviços para estas crianças e adolescentes.
Nesta edição do Rádio Debate, veiculada no dia 20 de outubro de 2025,a gente vai falar de uma ação promovida pela Defensoria Pública e pela AOCA. A campanha Abraçar: um mutirão de atendimento aos órfãos da pandemia.
Participam do programa:
> Noêmia Landim, defensora pública, supervisora do Núcleo de Atendimento da Infância e Juventude (Nadij) da Defensoria Pública do Estado do Ceará;
> Ângela Pinheiro, professora e pesquisadora do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a Criança (NUCEPEC) da Universidade Federal do Ceará, e membro da Articulação em Apoio à Orfandade de Crianças e Adolescentes por Covid-19 (AOCA).
--
Produção e Roteiro: Raquel Dantas e Jonathan Borges
Apresentação: Carolina Areal
Operação de Áudio: Assis Lima
O Rádio Debate é um programa do Núcleo de Produções Especiais, com apoio da ADUFC - Seção Sindical do ANDES / Sindicato Nacional e realização da Universitária FM 107.9 e da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.