Listen

Description

A memória do movimento estudantil terá destaque nas comemorações dos 70 anos da Universidade Federal do Ceará. 

A partir de hoje até sexta-feira, acontece o seminário “Sementes de Luta: o movimento estudantil na UFC”. Toda a programação é dedicada a promover reflexões sobre a história, a relevância e os impactos da atuação política dos estudantes em diferentes esferas da sociedade. 

Nesta terça-feira, a programação de abertura do seminário será marcada pela reparação e reconciliação histórica da Universidade com estudantes vitimados durante a ditadura militar. Por ordem do regime, a instituição realizou suspensões, impedimentos de matrícula e expulsões de ex-militantes. 

A homenagem póstuma ao ex-estudante de Química da UFC Bergson Gurjão Farias é uma delas. Seu nome agora batiza o novo Espaço Cultural da Reitoria. Bergson foi expulso da universidade por sua atuação no movimento estudantil, depois perseguido e morto pelo regime. 

Nesta edição do Rádio Debate, veiculada no dia 10 de dezembro de 2024, a gente discute história, memória e relevância do movimento estudantil na UFC, e o processo de reconciliação histórica da universidade com a democracia.  

Participam do programa:

> Zákia Barroso, socióloga, ex-presidenta do DCE da UFC na gestão 1989 a 1990, e integrante da Comissão de Ex-Alunos da universidade. Está na coordenação da Comissão Organizadora do seminário “Sementes do Futuro”, e  na curadoria da exposição “Sementes de lutas: aqui está presente o movimento estudantil!”, que inaugura o Espaço Cultural Bergson Gurjão; 

> Marina Lopes, estudante de Psicologia e secretária geral da atual gestão do DCE da UFC; 

> Daniel Fonsêca, jornalista, coordenador de Articulação Política Institucional da UFC, e ex-diretor do Diretório Acadêmico de Comunicação Social.

--
Roteiro e Produção: Raquel Dantas e Carolina Areal
Apresentação: Fabrício Girão
Operação de Áudio: Assis Lima