Às vésperas de todo 15 de agosto, terreiros de Umbanda do Ceará dão início a peregrinações em direção ao mar. É o encontro dos adeptos da religião com a rainha do mar, Iemanjá.
O movimento em direção ao litoral, os ritos que antecedem a festa e todo o conjunto de saberes e práticas ancestrais compõem o patrimônio religioso e cultural dos povos de terreiro.
Nesta edição do Rádio Debate, veiculado no dia 22 de outubro de 2025, vamos conversar sobre significados e particularidades da Festa de Iemanjá no Ceará, sobre etnografia da peregrinação dos terreiros ao mar e sobre afirmação étnico-religiosa.
Participam do programa:
> Mãe Taquinha de Oyá, dirigente do Centro Espírita de Umbanda Rei Dragão do Mar e presidente do Afoxé Filhos de Oyá;
> Pai Márcio, pesquisador, cantor, compositor, músico percussionista, aderecista e ativista cultural. É da quinta geração de uma família umbandista. Descende de Zé Alberto, famoso curador e pai de santo de Fortaleza da década de 1960;
> Éden Barbosa, fotógrafo, pedagogo, mestre em Sociologia e doutorando em Educação Brasileira pela UFC. Pesquisa patrimônio imaterial, espiritualidade e memória oral dos povos e comunidades de terreiro. É o produtor e apresentador do programa SARAVAH SOUNDZ, aqui da Universitária FM, e autor do livro “Do Terreiro ao Mar: Umbandas do Ceará e a Festa de Iemanjá”.
--
Produção e Roteiro: Raquel Dantas e Jonathan Borges
Apresentação: Carolina Areal
Operação de Áudio: Assis Lima
O Rádio Debate é um programa do Núcleo de Produções Especiais, com apoio da ADUFC - Seção Sindical do ANDES / Sindicato Nacional e realização da Universitária FM 107.9 e da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.