Chama-se Pedro Lopes, dois nomes que desde pequeno se habitou a ouvir como se fossem só um: Pedlopes. Cresceu no Soito, uma aldeia do distrito da Guarda.
Sabe que é de lá que vem a sua obsessão pela natureza, por montanhas e pelo tempo mais frio. É uma zona que vive muito o Verão, com o regresso anual das festas e emigrantes. Mas, quando fecha os olhos e pensa no Soito, vê carvalhos, pinheiros e poças congeladas. Sente-lhes o frio e o cheiro a bosque. É isso que mais mexe com o Pedro e, consequentemente, com a sua fotografia.
Sem saber o que queria ser, foi estudar Cinema na Universidade da Beira Interior. Foi não atrás do sonho de ser realizador, mas do audiovisual. Câmaras, luz e fotografia. Foi no fim do curso que começou a trabalhar como fotógrafo. Fazendo desde semanas académicas e casamentos intercalando como videógrafo e fotógrafo, maioritariamente trabalhando para outras empresas.
Em 2014 foi ser fotógrafo e guia de Auroras Boreais no Norte da Noruega. Foi lá que teve a certeza que a relação com o frio e com a neve não era imaginação sua.
Actualmente vive em Aveiro, fotografa casamentos, moda, retratos e, essencialmente, tenta procurar o que é com a Fotografia.
Encontra e acompanha o trabalho do Pedro no Instagram:
@pedroluzelobos
@pedrolopesfilm
Become a supporter of this podcast: https://www.spreaker.com/podcast/xelicast--5816400/support.