A concentração pode ser definida como a habilidade de direcionar a atenção para um objeto ou uma ação específica. Em outras palavras, podemos dizer que ela se refere à capacidade de manter o foco em uma atividade específica, evitando distrações.
Essa capacidade depende do funcionamento do córtex pré-frontal, uma região do cérebro localizada no lobo frontal. Ele desempenha um papel fundamental no controle dos nossos aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais.
Como você já sabe, estimular a concentração envolve separar momentos específicos para realizar cada tarefa. Quanto mais exercitarmos o cérebro para manter a atenção em um elemento ou atividade, mais ele entenderá quando é hora de se concentrar em uma única tarefa, sem interferências externas.
Você pode se perguntar por que é necessário melhorar sua concentração se consegue realizar suas atividades e sentir-se satisfeito ao final do dia.
A capacidade de concentração e foco está intrinsecamente relacionada a um cérebro saudável e ativo. Além disso, está diretamente ligada ao desenvolvimento cognitivo, à capacidade de aprendizado e à facilidade de completar tarefas.
Até mesmo nosso equilíbrio emocional se beneficia da concentração, pois auxilia no processo de autorregulação, impactando nossas emoções e comportamentos.