Listen

Description

O uso de drogas é um problema social e sanitário que há tempo vêm preocupando a sociedade. Instituições e famílias debatem o assunto, nem sempre da forma adequada, o que pode trazer reflexos negativos no comportamento de um usuário. A adolescência aparece como um grupo ainda mais preocupante: é nessa fase, com os impulsos emocionais e com as buscas pela formação da própria identidade, que esses jovens acabam ingressando em um universo complexo e sem a devida maturidade. 1) Quais são as razões que, comumente, levam os adolescentes a entrar nesse universo dos entorpecentes?
2) Por quais motivos, do ponto de vista psicológico, o uso de drogas na adolescência pode ser ainda mais complexo? Existem diferenças no uso de drogas na fase da adolescência e na fase adulta?
3) Quais são os comportamentos que podem indicar que aquele adolescente está fazendo uso de drogas?
4) De que forma os pais, as escolas e o estado podem dialogar com os jovens sobre o uso de drogas? Como estabelecer um diálogo efetivo, em que o jovem se sinta à vontade para conversar?
5) No caso de jovens que já fazem um uso recorrente de drogas, como essa frequência pode ser quebrada?
6) O incentivo do consumo de álcool na cultura brasileira é um fator que pode incentivar a transição dos jovens para outros tipos de drogas?
7) Geralmente o uso de entorpecentes aparece como uma válvula de escape para outros problemas. De que forma os responsáveis devem atuar na educação dos menores para que eles estejam protegidos da dependência química?
As respostas a essas e outras perguntas estão na coluna "A Voz da Consciência", que foi ao ar na Rádio Câmara em 07/07/2021. Quer saber mais sobre o autor, comentar e dar sugestões, acesse: www.sergiomanzione.com.br ou @psicomanzione (Instagram, Face, Twitter).