Listen

Description

1) O que é o sentimento de luto e como ele atua no nosso psicológico?
2) O sentimento de luto existe apenas quando alguém morre ou existe em outras situações de perda também?
3) É verdade que o luto é divido em fases? Quais são elas? Todas as pessoas passam por todas as fases e na mesma ordem?
4) Como identificar se aquele tempo de luto já está grande demais? Como saber se alguém precisa de ajuda para sair de um luto que não quer passar?
5) Durante a pandemia precisamos conviver diariamente com uma quantidade grande de morte. Como esse luto coletivo pode afetar a nossa mente?
6) Muitas pessoas relatam sentir medo da morte, mas, infelizmente, ela é algo comum da própria vida. Como lidar com essa certeza, mas sem ansiedade e receio?
7) Conversar sobre a morte não é uma cultura nossa. De forma geral, o brasileiro evita falar sobre o tema, como uma espécie de tabu. Por que agimos assim?
8) Qual é o momento ideal para se conversar sobre a morte com crianças? Muitos pais preferem até não falar sobre o assunto. A criança deve ser introduzida no assunto? De que forma e a partir de qual idade?
As respostas a essas e outras perguntas estão na entrevista dada em 01/11/2021, no programa Nossa Manhã da Rádio Nova Brasil FM. 
Quer saber mais sobre o autor, comentar e dar sugestões, acesse: www.sergiomanzione.com.br ou @psicomanzione (Instagram, Face, Twitter).
PROCURE AJUDA Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.