O Real Digital Brasileiro desponta no cenário econômico, abrindo um novo capítulo na história financeira do país. Estudos do Banco Mundial indicam o aumento da digitalização das moedas soberanas, como o DREX, impulsionando a inclusão financeira. Segundo estudos do Atlantic Council, 130 países exploram o uso de moedas digitais, este número equivale a 98% do PIB global, e o Brasil não fica atrás.
“Eu diria que com todo esse avanço que a gente tem visto, nos tornamos uma jurisdição de ponta na discussão da CBDCs a nível mundial.”, comentou Thamilla Talarico, Sócia-líder de Blockchain e Cripto da Ernest Young Brasil.
No entanto, os especialistas que participaram deste podcast alertam para os desafios de implementar a moeda digital, uma vez que estudos da OCDE mostram que os consumidores possuem baixos níveis de alfabetização financeira e carecem de conscientização sobre a necessidade de serem financeiramente educados.
A conversa com especialistas mostra que análises embasadas e debates sobre regulamentação são cruciais. Nossas redes sociais oferecem informações detalhadas para que você compreenda o DREX e participe ativamente da transformação financeira.
Saiba mais neste podcast apresentado por Mona Dorf, diretora-adjunta de mídias sociais da Febraban, com a participação de Larissa Moreira, coordenadora para CBDC e Crypto do Itaú Unibanco; Jayme Chataque, Senior Head de Ativos Digitais e Blockchain do Santander Brasil; Thamilla Talarico, Sócia-líder de Blockchain e Cripto da Ernest Young Brasil; Leandro Vilain, partner da Prática de Finance Service da Oliver Wyman Brasil; e Fábio Araújo, Economista do Banco Central do Brasil.