Listen

Description

Os sindicatos dos bancários, a maior categoria sindical do país, e os bancos lançam programa nacional que pretende mobilizar toda a sociedade para enfrentar o feminicídio e a violência de gênero que só crescem. A cada seis horas, uma mulher é morta no Brasil, pelo simples fato de ser mulher, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2022.
Desde 2000, essa questão faz parte da mesa de negociação da categoria, que conta com 435 mil bancários, 48% de mulheres. Há 3 anos, o setor adotou medidas protetivas para mulheres bancárias vítimas de violência. Agora, com esse programa nacional, as iniciativas pretendem alcançar todas as brasileiras, com a parceria de institutos de referência nacional, como “Maria da Penha”, “Papo de Homem” e “Me Too Brasil”.
Saiba mais ouvindo este podcast conduzido pela jornalista Mona Dorf, com a participação da sindicalista Juvania Moreira Leite, coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Cida Gonçalves, a ministra das Mulheres, e Isaac Sidney, presidente da Febraban, entre outros convidados.