A universidade, como uma extensão viva e em constante diálogo com o contexto social, tem a responsabilidade de refletir a diversidade que nos cerca. Ainda assim, persistem exclusões históricas que resultam em ausências marcantes no ambiente acadêmico — como é o caso do ingresso e da permanência de pessoas trans.
Para compreender a importância das políticas de permanência, Jonathan Borges entrevistou Noá Bonoba, multiartista, cineasta, roteirista e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Noá concluiu o doutorado como bolsista da CAPES e destaca que os avanços na permanência de pessoas trans no PPGCOM-UFC foram fruto de luta e incentivo coletivo.
Neste episódio da coluna De Estudante Para Estudante, a discussão aborda a relevância das cotas para pessoas trans e seu impacto na vida acadêmica.
De Estudante para Estudante é uma produção da Universitária FM 107,9. Vai ao ar às segundas-feiras, às 11h, dentro do Jornal da Universitária.
Produção: Ícaro Santiago, Jonathan Borges e Yan Victor
Roteiro e locução: Jonathan Borges
Faz parte da comunidade estudantil da UFC e quer sugerir um tema? Manda uma mensagem pra gente no WhatsApp: (85) 3366-7474.
Siga a Universitária FM no Instagram: @radiouniversitariafm