Neste 9º episódio o Prof Phelipe Santos, professor de língua japonesa na escola Asuka Jyuku, compartilha em um bate-papo descontraído com a locutora Mayumi Sam, e a Profª Cristina Maki Endo da Fundação Japão em São Paulo, sua trajetória desde a sua experiência aprendendo o idioma até ele se tornar professor e assumir a direção da Asuka Jyuku.
Phelipe começou os estudos do idioma pelo CEL (Centro de Estudos de Línguas) e continuou estudando enquanto trabalhava na empresa do seu tio como auxiliar de escritório. Em 2006, iniciou seus estudos de japonês na Asuka Jyuku, sob os ensinamentos da professora Kazuko Hayashihara, onde pôde desenvolver ainda mais a sua proficiência no idioma e mergulhar em diversos aspectos culturais e cotidianos da sociedade japonesa.
Acompanhe nesta conversa, a sua caminhada nos estudos e as suas dicas de como aprender o idioma com técnicas que ele adota na Asuka Jyuku.
Ouça este e os próximos episódios da série, no ar sempre na última sexta-feira de cada mês. Acompanhe as novidades no site e redes sociais da Fundação Japão.
CONVIDADO DO PODCAST HAJIMARU
Phelipe Santos Silva
Iniciou os estudos de japonês em 2005, aos 17 anos, no CEL (Centro de Estudos de Línguas), programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que oferece cursos gratuitos de idiomas. Em 2006, conheceu a professora Kazuko Hayashihara, com quem estudou por 8 anos.
Em 2008, enquanto trabalhava como auxiliar de escritório na empresa do seu tio, continuou estudando japonês e também atuou como senpai (veterano) auxiliando os alunos do CEL.
Em 2013, deixou a empresa do seu tio e, em abril do mesmo ano, a professora Kazuko encerrou a escola e retornou ao Japão. No dia 13 de agosto de 2013, assumiu a direção da Asuka Jyuku.
Sua formação como professor de japonês foi concluída em 2014, pelo CBLJ (Centro Brasileiro de Língua Japonesa), no Curso de Formação de Professores de Língua Japonesa.
Atualmente, soma 12 anos de atuação como professor na Asuka Jyuku.
Em 25 de outubro de 2014, a emissora japonesa NHK destacou a escola em uma reportagem no programa de televisão Shin Nihon Fûdoki.
A escola Asuka Jyuku completou 62 anos de fundação, levando adiante o ensino da língua e da cultura japonesa, com muito respeito e dedicação.
Hajimaru, o podcast da Fundação Japão
Realização: Fundação Japão em São Paulo
Roteiro: Fundação Japão em São Paulo e Agência Contatto
Apresentação: Mayumi Sam
Trilha de abertura: Cintia Kiyo Kaito
Narração da vinheta: Eric Roberto Gama
Trilha de encerramento: Cintia Kiyo Kaito e Tsukasa Kaito
Gravação e edição: UC Filmes