Listen

Description

Tânia Rego
Cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, 2023
Brasília, DF
Fotografia
Acervo Agência Brasil
Fotografia colorida. No centro de uma rampa pavimentada e inclinada, um grupo diverso caminha. Da esquerda para a direita: uma mulher branca de roupa bege brilhante e calça boca de sino; ao lado, outra mulher branca e loira, de vestido claro e colar grande; em seguida, um homem indígena com cocar amarelo, botoque labial, camisa azul e um colar com a palavra “RAONI”; ao lado dele, o presidente Lula, um homem branco de cabelos curtos e grisalhos, de paletó e calça azul-marinho e gravata. Atrás de Lula e de Raoni, parcialmente encoberta por eles, há uma mulher negra, com cabelo trançado, camiseta branca e calça jeans. Caminhando ao lado de Lula, está um menino negro de óculos, camisa azul estampada e bermuda jeans. De mãos dadas com o menino, um homem branco de paletó e calça brancos com inscrições em preto e vermelho, camisa vermelha e bengala dourada. Atrás do menino, um homem negro de barba grisalha e óculos. Mais ao fundo, entre o menino e o homem de branco, o vice-presidente Geraldo Alckmin está parcialmente visível, um homem branco, grisalho e calvo. Ele usa paletó escuro e gravata vermelha. Em seguida, um homem pardo de boné preto, camiseta estampada e calça bege. Depois, um homem branco de paletó e calça escuros, com barba rala e bigode. E, por fim, um homem pardo de cabelo e barba grisalhos, de paletó escuro abotoado e gravata vermelha. Um pequeno cachorro preto caminha à frente do grupo.
À esquerda e à direita desse grupo, soldados com trajes cerimoniais brancos seguram bandeiras vermelhas e brancas, dispostas na diagonal, formando um corredor. Ao fundo, uma multidão compacta ocupa toda a extensão da imagem. Muitas pessoas usam roupas vermelhas e estão com os celulares erguidos.
Geralmente, a passagem da faixa para a próxima pessoa a assumir a presidência do Brasil é feita por quem está deixando o cargo. No entanto, quando Lula assumiu seu terceiro mandato como presidente da república, em 2023, a ausência do presidente anterior na cerimônia possibilitou uma quebra de protocolo de passagem da faixa: desta vez, reuniu-se um grupo que pudesse representar o povo brasileiro. Estiveram presentes, além de primeira-dama Janja: a cozinheira Jucimara Santos; o líder indígena e ativista Cacique Raoni, do povo Caiapó; a catadora Aline Sousa, que entregou a faixa para o presidente Lula; o estudante Francisco Filho; o influencer anticapacitista Ivan Baron; o artesão Flávio Pereira; o metalúrgico Weslley Rocha; o professor Murilo Jesus; e a cachorrinha Resistência.

AUDIODESCRIÇÃO
Vozes Diversas
Elaboração de Texto: Cintia Alves 
Consultoria: Edgar Jacques 
Edição de Som: Bianca Milanda 
LOCUÇÃO
Ciliane Vendruscolo
PAISAGEM SONORA
Criação e Composição: Juliana Keiko 
Mixagem e Masterização: Bianca Milanda 
EDIÇÃO DE ÁUDIO 
Kerensky Barata