Listen

Description

Aislan Pankararu
Entranhas do possível, 2024
Tinta acrílica e marcador permanente sobre linho cru.
66 x 94 cm
Coleção do artista
Foto: Ricardo Prado
Composição abstrata que evoca a vista aérea de uma paisagem diversa e colorida. Formas orgânicas e linhas sinuosas se entrelaçam. Veios vermelhos, margeados por azuis, cortam a pintura como rios, dividindo-a em territórios de cor e textura. Um veio nasce próximo ao centro da parte superior, serpenteia para à esquerda e termina na altura central da borda esquerda, delimitando a área superior esquerda onde há manchas escuras e alongadas, círculos escuros com anéis concêntricos  azulados pontilhados de branco e círculos pretos riscados com finos traços sobre fundo rosa. Outro sai do centro em direção ao alto à direita, faz curva breve para baixo e retorna ao topo, formando pequena ilha com fundo preto pontilhado de branco. Um veio parte logo abaixo, fecha-se sobre si e segue até o centro da base; dentro dele, fundo preto com bolinhas brancas, o bordô é mais espesso na parte superior. No canto superior direito, uma linha bordô desce da borda superior, curva-se ao centro e volta à direita, delimitando um campo rosado e preto com bolinhas e traços curtos.
No canto inferior direito, um veio azul sai da borda, descreve oval aberto e retorna ao mesmo lado, envolvendo forma branca pontilhada de ocre. As camadas de pontos e traços criam diferenças de densidade e luminosidade, realçando os veios e as variações entre as áreas de cor.



AUDIODESCRIÇÃO
Vozes Diversas
Coordenação e Roteiro: Cintia Alves
Consultoria: Edgar Jacques 
Leitura de Imagens: Fábio de Sá
Revisão: Bruno Fanin
Edição de Som: Bianca Milanda 
LOCUÇÃO
Míriam Limma
PAISAGEM SONORA
Criação e Composição: Juliana Keiko 
Mixagem e Masterização: Bianca Milanda 
EDIÇÃO DE ÁUDIO 
Kerensky Barata 
--
O “Caderno-ensaio 4: Mangue” celebra dois anos da série de publicações do Instituto Tomie Ohtake. A obra aborda urgências ecológicas desse ecossistema fundamental, bem como a necessidade de tecer relações mais sustentáveis e poéticas entre seres humanos e não humanos, culturas e cosmologias. Versão digital acessível disponível pelo link:
https://drive.google.com/file/d/12KnM0VwwjlPxp21FlRZcFfShHN5zgGNW/view?usp=drive_link