O Autores e Livros Dose Extra desta semana traz uma conversa com o jornalista gaúcho Daniel Scola, autor do livro Aluno da Tempestade. Na obra, ele relembra a luta contra um tumor raro e revisita acontecimentos que marcaram seus mais de 30 anos de carreira no jornalismo.
Embora tenha participado de coberturas históricas, como as eleições presidenciais nos Estados Unidos em 2004 e 2008, o terremoto no Chile em 2010 e o tsunami no Japão em 2011, a notícia que mais impactou Daniel Scola foi a descoberta de um câncer na cabeça, em 2021. Raro entre adultos, o meduloblastoma é um tumor maligno que afeta o equilíbrio do corpo e, no caso do jornalista, comprometeu também sua fala. Assim, no auge dos 30 anos de carreira, a principal voz do rádio no Rio Grande do Sul precisou deixar os microfones para enfrentar uma verdadeira odisseia em busca da cura.
Agora, os medos, tensões e angústias de quem enfrentou duas cirurgias, 33 sessões de radioterapia e seis ciclos de quimioterapia em menos de um ano são narrados em primeira pessoa no livro Aluno da Tempestade. Neste lançamento, publicado pela Citadel Grupo Editorial, o autor vai além da luta pela saúde física e resgata momentos marcantes de sua trajetória jornalística.
Entre os raios e trovões que transformaram sua vida em uma imensa tempestade, Daniel Scola compartilha os aprendizados que deixaram o “velho Scola” para trás, dando lugar a uma nova versão de si mesmo. Mais do que um intenso relato sobre o enfrentamento de um câncer na cabeça, esta obra carrega a esperança de que seu testemunho possa ajudar outras pessoas — um reconhecimento que, para o autor, equivale a receber um “Prêmio Esso”, o Oscar do jornalismo brasileiro.