
Ingredientes:
Massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 ovo
4 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão
1 colher (chá) de fermento em pó
150g de margarina light sem sal
Recheio
1 xícara (chá) de doce de leite diet
Cobertura
400g de cocolate de cobertura dietético
Modo de preparo:
Misture os ingredientes até formar uma massa firme. Deixe descansar por cerca de 20 minutos. Abra a massa bem fina. Corte a massa, com o auxílio de um cortador de 6 cm de diâmetro. Leve ao forno médio (180ºC) até assar, sem deixar escurecer demais. Espere esfriar. Pegue i colher (chá) de doce de leite e passe em um biscoito. Coloque um outro briscoito por cima. Faça o mesmo com o restante da massa. Passe o biscoito recheado na cobertura de chocolate já derretida conforme orientação do fabricante. Deixe secar sobre um pedaço de papel alumínio. Depois embale em papel celofane.
Um pouco sobre adoçantes
O primeiro adoçante foi descoberto em 1878, mas o uso só se popularizou por volta de 1960, principalmente nos USA. No Brasil, até meados da década de 80, o consumo de produtos dietéticos estava apenas associado a portadores de distúrbio metabólicos em especial diabetes.
Mudanças ocorridas na legislação no final de 1980 reformularam a classificação dos adoçantes, anteriormente considerados como fármacos.
Adoçantes dietéticos
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprova o consumo dos seguintes adoçantes por diabéticos: Sorbitol, Manitol, Isomalte, Esteviosídeo, Maltitol, Lactitol, Acesulfame de Potássio, Aspartame, Ciclamato, Sacarina e Sucralose.
Para a escolha de um adoçante, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens de cada opção existente no mercado.