Antes de tudo, é preciso saber diferenciar as doenças, como cita a infectologista Ana Helena Germoglio. “Nós temos, basicamente, três doenças que são causadas por vírus e que são transmitidas da mesma forma, por gotículas, por secreção respiratória de uma pessoa infectada para outra. Os agentes causadores dessas doenças, entretanto, são bem distintos”, lembra.
“A gripe é provocada pelo vírus da influenza, o resfriado é provocado por outros rinovírus, adenovírus, para influenza e outros vírus respiratórios, e a Covid-19 é transmitida pelo SARS-CoV-2”, detalha a médica. Os sintomas, porém, são bem semelhantes.
“Tosse, dor de garganta, mal-estar, dor no corpo, cansaço. Sintomas que podem confundir um diagnóstico correto de qual é a doença”, cita Ana Helena. Se esses indicativos são iguais, como precisar a infecção, então? A resposta não está no Google. “Qualquer pessoa que tiver esses sintomas precisa passar por avaliação médica e fazer sua testagem para a Covid-19, mesmo quem já foi vacinado ou quem já teve a doença anteriormente”, afirma.
Nestes casos, a importância do teste de detecção da Covid-19 se dá ainda para prevenir a disseminação do vírus, pois mesmo pessoas assintomáticas podem transmitir a doença.
Visitem nosso site e nossas redes sociais
https://twitter.com/radioetvdigital
https://facebook.com/digitalradiotv
https://instagram.com/digitalradiotv
Notícia com apoio cultural das seguintes empresas